sábado, 27 de agosto de 2011

Sobre a verdade, o saber, os espíritos e os homens.

- Se você usa a verdade para justificar uma fraqueza sua, então essa verdade para você é pior do que uma mentira. Uma mentira quando dita com sinceridade não faz tanto mal assim.
- Em uma luta entre o seu corpo e o seu espírito, independentemente de quem ganha, quem perde é você.
- Quem já sabe perde a capacidade de aprender. E me parece que capacidade de aprender faz muito mais bem do que o saber em si. Talvez por isso Sócrates tenha dito: "Só sei que nada sei". Ou em outras palavras: Ainda estou livre para aprender tudo.
- É engraçado mas me parece que o saber é sempre morto e que o aprender é sempre vivo. O saber me torna duro, defensivo, velho, feio, estático. O aprender me dá movimento, dança, alegria, beleza, juventude, sabedoria.
- Não é só porque você tem medo de obsessores que todas as outras pessoas também tem que ter. Nem todos são fracos, medrosos e covardes como você. Existem muitas pessoas que gostam de uma boa batalha, de uma boa aventura, de um bom desafio. Eles sabem que evitar as lutas é evitar a vida.
- Fugir de batalhas, fugir do sofrimento, fugir da solidão, fugir do desconhecido, fugir do medo, fugir do fracasso, fugir da derrota, fugir da morte, tudo isso tem um nome só. Fugir da vida.
- Eu não tenho problema nenhum com Deus. Eu só não gosto de escutar essa palavra quando ela vem da boca de alguém como você. O homem por trás da palavra as vezes é muito mais importante do que a palavra em si. Por isso é que de sua boca jamais sairá nenhum Deus autêntico. Se você quiser falar em Deus, então cuide para que você já o tenha encontrado pessoalmente, e não apenas lido o seu nome por aí nas páginas de algum dos seus livros sagrados.

Nenhum comentário: