quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Contradições


Vivemos hoje em um mundo majoritariamente dominado pelo sistema capitalista, e indiscutivelmente vivemos em um mundo em que existem vários problemas sociais, muitas vezes problemas extremos. Só pra citar um dado, o PIB do Haiti é de aproximadamente US$ 6 bilhões de dólares (2005), sendo que sua população é de aproximadamente 7,5 milhões de habitantes (julho de 2003), por outro lado, o Bill Gates possui sozinho um patrimônio estimado em cerca de US$ 60 bilhões de dólares, ou seja, o Haiti todo precisaria trabalhar durante 10 anos sem gastar nenhum tostão para poder produzir a riqueza equivalente a que o tio Bill possui sozinho.

Pode-se até usar o argumento de que o Bill Gates conseguiu acumular essa riqueza de forma honesta (apesar disso também ser altamente discutível), mas mesmo assim para mim isso de maneira nenhuma justifica tamanha diferença, tamanha injustiça.

Não estou aqui querendo colocar a culpa dos problemas do mundo no Bill Gates, de maneira nenhuma, a culpa é de vivermos em um sistema que não apenas permite esse tipo de coisa, mas também incentiva esse acumulo de capital. O sistema capitalista tem problemas que são intrínsecos a ele, pois quem tem muito dinheiro pode investir e assim gerar ainda mais dinheiro, e para quem não o tem só resta viver de acordo com as regras impostas, aumentando assim a já enorme desigualdade social existente. Daí vem aquela famosa frase: “Os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres”. Apesar de ser um clichê, é a mais pura verdade.

O sistema capitalista se baseia na concorrência, na disputa entre os indivíduos, e como em toda disputa, alguns ganham e alguns perdem, isso é um problema sistêmico, alguns tem que perder, é inerente a existência do capitalismo. Por que não se pensar em um sistema em que todos podem juntos ganhar? Por que alguns têm que perder?

Einstein uma vez disse uma frase que para mim simboliza muito bem por onde deve passar a solução para esse problema, eis a frase: "Os problemas nunca podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento que os criou".

Achar que o próprio capitalismo pode solucionar suas contradições e os problemas que estão intrínsecos a sua existência, não passa de uma ilusão, talvez algumas reformas aqui e outras leis ali possam amenizar alguns problemas, mas não solucioná-los. Creio que é necessário se pensar em soluções que sejam definitivas, por mais utópicas que elas pareçam ser, é necessário tentar. Não vejo outra saída senão romper com o sistema do capital. Como o próprio Einstein disse, é necessário ter outro nível de pensamento.

3 comentários:

L.S. Reis disse...

Vivemos nesse mundo globalizado e capitalista que parece não ter escapatória, e toda vez que digo que sou contra me rebatem dizendo: "Você faz parte disso e gosta! Você não conseguiria viver sem seu cinema, sem seu all star, sem seu hamburger!... Você faz parte disso, você é cúmplice, e você reclama?..."
Odeio quando me dizem isso, mas é verdade, somos cúmplices... Prefiro acreditar que haja uma escapatória sim, não dá pra aceitar que Bill Gates tenha muito mais dinheiro que o Haiti inteiro. Não, ele não é o culpado de todos os problemas do mundo, mas a comparação foi um ótimo exemplo da desigualdade gritante, inaceitável...

Dudu, o dvd falhou chegando no fim!... Devia faltar uns 5 minutinhos só quando travou, rs... Filme incrível, me deixou de boca aberta. Eu não sabia daquilo tudo. Muito obrigada mesmo.

Abração!

L.S. Reis disse...

Olá Dudu! ^^
A vida anda corrida!... Meu blog ficou mais que abandonado nos últimos tempos :/
Mas, hum! Não vou me dar por vencida! Que espécie de jornalista será essa que não consegue produzir nada nem atualizar uma "vezinhazinha" por semana? rs :P
Abraços!
Força!

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado