quarta-feira, 19 de março de 2008

Do you speak english?


Certo dia estava sentado conversando com uma amiga da República Tcheca e com um amigo da Suíça, ao princípio conversávamos sobre músicas e um deles me perguntou se no Brasil as pessoas escutavam muitas músicas vindas dos países vizinhos, dizendo a verdade falei que aqui nós basicamente, além de músicas brasileiras, só escutamos músicas vindas do EUA, com raras exceções. O engraçado foi que a resposta dos dois à mesma pergunta foi igual a minha, nos seus países praticamente só se ouviam musicas feitas no próprio país ou então músicas americanas. Depois disso começamos a conversar sobre filmes, e mais uma vez foi engraçado verificar que com os filmes, tanto na televisão como nos cinemas, acontecia a mesma coisa, filme estrangeiro, quase sempre do Tio Sam.
Estávamos em um encontro de esperantistas e depois dessa conversa saímos perguntando às outras pessoas as mesmas coisas, e confirmamos que na Holanda, Colômbia, Dinamarca, Itália, entre outros, o mesmo se passava, enfim, isso é internacional.
Porque será que isso acontece? Será que os filmes americanos são muito melhores que os demais? Os cantores de lá são melhores? A cultura do EUA é muito mais interessante do que as outras? Com certeza nada disso. As vezes nós não percebemos mas a imposição do inglês como língua internacional funciona como mais uma ferramenta do domínio imperialista norte-americano. É uma imposição que leva povos vizinhos e amigos a não saberem nada um sobre o outro. Por exemplo, qual foi a ultima vez que você leu alguma notícia sobre o Uruguai? Fiz uma breve pesquisa nos canais da TV a cabo aqui de casa e descobri que dos canais estrangeiros 82% são americanos, que coisa, não?
Vemos o mundo ficar cada vez mais massificado, vemos pessoas de todos os lugares assimilando e colocando em prática valores importados da cultura americana, que na maioria das vezes não tem nada a ver com sua própria cultura. A imposição de uma língua nativa como língua internacional tem esse problema, isso é incompatível com a enorme diversidade cultural que existe no planeta, essa imposição dizima costumes, massifica as pessoas, faz línguas menores desaparecerem, enfim, não respeita nenhum tipo de diversidade, diversidade que é algo inerente aos seres humanos.
Aceitar o inglês como língua internacional é aceitar tudo isso que eu disse acima, é aceitar o domínio e a imposição ideológica-cultural de uma nação perante todas as outras, é concordar com a própria submissão. Por isso é que eu gosto tanto do esperanto, não apenas porque é fácil de se aprender, mas principalmente porque é uma língua neutra, é uma língua que não é de ninguém e ao mesmo tempo é de todo mundo, é uma ferramenta lingüística a favor da liberdade e da diversidade do ser humano, por isso costuma-se dizer: Para cada povo sua língua, para todos os povos, esperanto. Aprender esperanto é muito mais do que apenas conhecer mais uma língua, aprender o esperanto é lutar por um ideal de liberdade e de verdadeiro respeito às diferentes culturas. Por isso eu o amo tanto, por isso eu sempre falo sobre ele, e é por isso que no mundo todo existem muitos outros iguais a mim.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu nao deixo de ver os filmes belgas pq eles nao sao em ingles (pq alias, qnd eu era pequeno eu sabia tanto de ingles qnt eu sei de japones)

eu nao vejo eles pq eles sao ruins

sim, o cinema americano é o melhor do mundo e por isso a gente assiste a ele

e sim tb, a cultura musical pop americana é a melhor do mundo tambem

seria melhor em vez de reclamar do dominio cultural norte americano ter aulas de teatro e musica desde a quinta serie como se tem nos eua

Anônimo disse...

Oie!

gostei do teu texto, mas descordo em alguns pontos...
Sobre filmes americanos... é fato que muitoooos filmes sao super produçoes, facilitando a divulgaçao e venda em outros paises! Falando no Brasil... Seria certo dizer que os filmes americanos so entram no Brasil ´pq demos espaço a eles? Mas pq filmes de outros paises nao fazem tanto sucesso assim? Nao damos espaço a eles? Ou será que eles nao teem a mesma divulgaçao que os filmes americanos??
Bom... nao sei se vc entendeu, mas eu queria dizer que eu nao entro em uma sessao de cinema pensando no pais de produçao! Adoro todos os filmes, indenpendente do pais! mas... só fico sabendo da existencia do filme quando ele é divulgado! Dai vem a importancia do marketing!!

MARKETING é tudo!! mas... tem que ter dindin!!
E,´nao falta para americano!!

Daniela Callegari