segunda-feira, 10 de março de 2008

Algumas coisas que andei lendo por aí ...


No meio da minha nova busca por textos sobre anarquia acabei encontrando algumas pessoas que viam na filosofia taoísta algumas semelhanças com o ideal anárquico. Fiquei bem curioso, até porque eu não sabia nada sobre o taoísmo, então resolvi pegar um livro sobre esse tema pra ver do que se tratava. Acabei comprando o Tao Te Ching, que foi o livro que serviu como obra inspiradora para o taoísmo, e confesso que fiquei maravilhado com muitas coisas que estavam escritas lá. O livro é composto por poemas, e de fato me pareceu que alguns deles lembram bastante a filosofia anarquista no sentido de que as pessoas devem se autogovernar e não ser obrigadas a fazerem as coisas pela força das armas ou pelo poder das leis. Enfim, achei o Tao Te Ching uma leitura bem interessante, e só para ilustrar vou deixar aqui um dos poemas que eu mais gostei. Aproveitem!

A força do agir sem esforço

Pela retidão se governa um país e pela prudência se conduz um exército.

Mas é pela não-ação que é regido o Universo.

Como saber se isto é verdade? São estes os fatos: É evidente por si mesmo.

Num reino a multiplicidade de proibições gera a pobreza do povo.

Quando mais proibições existem, tanto mais o povo empobrece.

Quanto mais incentivos para aumentar o lucro, maior a desordem no clã e no Estado.

Quando mais destreza possuem os homens, mais estranhas são as artimanhas para vencê-la.

Quando mais aprimorada é a legislação e a censura, maior número de assaltantes aparecem.

Quando os homens só pensam em si mesmos, abundam os ladrões.

Prepara-se a revolução quando os homens só pensam em si mesmos.

Abundam ladrões e salteadores quando o governo só confia em leis e decretos para manter a ordem.

Pelo que diz o sábio: Não intervenho! E eis que por si mesma prospera a vida na sociedade.

Não intervindo em seus negócios e o povo por si mesmo alcançará a felicidade.

Mantenha-me imparcial! E por si mesma floresce a ordem.

Não nutro desejos pessoais!

E eis que por si mesmo tudo vai vem.

Um comentário:

Anônimo disse...

haha! Só vc Carlos Eduardo!!
Mas estou adorando esse blog!
Bom... ja te falei que sai com Fernanda, Maria Priscila e Soraia na sexta neh?
Estavamos falando sobre amizade!
Sobre os tempos inesquecíveis que pessoas passam juntas e depois, de uma forma ou de outra, perdem contato...
Mas como assim neh? O que seria amizade? E aqueles tempos? Pq as pessoas nao fazem a minima questao de manter redes de relacionamento? Depois de tantos anos, fingem nao se conhecer! Ou nao lembram uma das outras...
Gostaria que vc fizesse um texto abordando esse assunto e todas as tuas teorias meio alternativas, se me permite dizer assim! rs
Serio mesmo! vou adorarrr muito!

Parabens pelo blog! Amei! Estarei sempre visitando! Apesar de ter pensamentos diferentes, sou fã nº1do blog!! bjsssss dani