sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Zizek e o comunismo

Então, comunismo é um negócio que dá um trabalhão falar alguma coisa sobre ele. Por causa das experiências comunistas mesmo. Deram um problemão. Mas é um dos temas que me interessam muito. O que dá pra ser salvo dali? E como formular o que deu errado de maneira correta sem cair nesses lugares comuns? Bom, nem sempre lugares comuns são ruins, mas em alguns casos eles escondem violências, inconsciências e deturpações piores do que as quais eles querem combater. O problema não é simples. Nem um pouco. Mas enfim, estou pensando em escrever algumas coisas sobre isso daqui pra frente. Na verdade eu quero escrever sobre outras coisas também. Sobre espíritos e sobre o mundo espiritual. Nada a ver, né? Mas enfim, são duas coisas que me interessam mesmo que a principio não pareçam estar tão ligadas assim. Mas não faz diferença. Enfim, só pra exemplificar, um dos pensadores que foi um dos únicos que conseguiu me dar uma visão que eu gostei do comunismo foi o Zizek. Slavoj Zizek. É um esloveno que escreve um montão de livros por aí, sobre diversas coisas. Psicanalise, filosofia, cinema, comunismo, política e por aí vai. Ele é formado em psicologia e em filosofia. E acho que tem doutorado em filosofia se não me engano. Eu gosto muito dele. Mas enfim, vou deixar aqui a tradução de um pedaço de uma das falas dele que eu vi esses dias e que gostei bastante. Só pra compartilhar mesmo. Lá vai:

"Talvez devêssemos estar cansados dessa mobilização capitalista total. Você sabe que você tem que ser ativo o tempo todo, e assim por diante. Talvez esta seja a causa última, uma das causas da nossa crise - o nosso próprio dinamismo. Como a única maneira de sobreviver é se revolucionar o tempo todo e assim por diante. Eu acho que se você olhar para as civilizações passadas, os verdadeiros grandes homens passaram sobre essa obsessão: sempre auto-revolucionar-se. Para mim, eles eram uma coisa, eu não diria que boa, mas satisfatoriamente utópica em um bom sentido. Nesta ideia: "Meu Deus, não vivemos nesta terra para trabalhar duro e apenas fazê-lo cada vez melhor. Nós apenas deveríamos pegar leve um pouco." E você sabe, lamento dizer-lhe, isto é claramente parte do meu conceito de comunismo."

Bom isso nem é parte central do pensamento do Zizek. É uma coisa bem periférica pra ser sincero. Mas é que que simplesmente eu vi e achei legal. Então resolvi colocar aqui. Tudo bem?

Até

Nenhum comentário: