quinta-feira, 20 de maio de 2010

Alguns aforismos


1 - Não há muita diferença entre impor a alguém a moral do amor ou impor a alguém a moral do ódio, ambos são atos de tirania e opressão. O problema não reside no que está sendo imposto, mas sim no ato de se estar impondo algo.

2 - Não reconhecer a própria grandeza não é um ato de humildade, mas sim de covardia.

3 - Querer que os outros sejam humildes não é um ato de sensatez e nem de bondade, mas sim de covardia, é fruto do nosso medo de perceber que o outro de fato possa ser maior do que nós somos.

4 - Não há nada mais orgulhoso do que querer ser humilde. Só deseja para si a humildade quem deseja fazer disso mais um motivo para sentir-se orgulhoso.

5 - Será possível que alguém tenha fé em algo que não queira que seja verdade? Daí podemos ver de onde que nasce essa suposta virtude, que não passa de medo em encarar de frente a realidade da existência humana.

6 - Do ponto de vista da pessoa que tem fé, a sua fé será sempre raciocinada.

7 - A infelicidade que alguém experimenta não é proporcional ao tamanho da desgraça que acontece na sua vida, mas sim proporcional à diferença entre o que acontece e o que a pessoa idealizou que aconteceria.

8 - Só deseja a aprovação dos outros quem não aprova a si mesmo.

9 - Só tenta convencer os outros sobre alguma verdade quem tem dúvidas sobre a própria verdade. Convencer os outros é um remédio para tentar convencer a si mesmo. É por isso que as religiões estão sempre em busca de novos adeptos. O medo de que a sua crença não seja verdade é absurdamente grande.

10 - Enquanto você tiver um deus, você jamais se tornará um.

11 - Só prega o amor ao próximo quem tem medo de ser odiado.

12 - Quando elogiamos os outros, ou alguma coisa que não fomos nós os autores, no fundo o que estamos fazendo é elogiar a relação que temos com essa coisa, ou com essa pessoa. Os pais elogiam os filhos para crerem que foram bons pais. Elogiamos livros que lemos para dizermos que somos leitores de bons livros. Elogiamos nossos parceiros para acreditarmos que não fomos medíocres o bastante para perdermos grande parte de nossa liberdade em nome de um tolo qualquer. No fundo, todos os elogios que fazemos são sempre direcionados apenas a nós mesmos.

13 - Evolução não existe. As pessoas somente encontrarão o que sempre buscaram apenas no dia em que perceberem que elas não precisam melhorar. Quando largarem a ideia de que falta algo, de que são incompletas, de que são feias, aí sim perceberão que tudo sempre esteve aqui. A evolução nunca foi necessária. Muito pelo contrário, ela sempre foi uma barreira.

14 - Só deseja ir para o céu depois da morte aqueles que tem um enorme desprazer em viver. Quem desfruta a existência com dança, liberdade e alegria já encontrou o céu durante a vida. Esse não tem necessidade nenhuma de ir pra lugar algum depois da morte.

15 - O cristão é movido basicamente pelo medo do inferno. Tudo que ele faz, o faz pensando na salvação, no caminho para o céu, fugindo do inferno. Como pode a vida de uma pessoa dessas ser uma celebração de alegria e êxtase, sendo que o combustível que a move durante todo o tempo é apenas o medo? Uma vida baseada no medo jamais será uma dança, jamais será um canto, jamais será uma poesia.